Por que o mioma
causa sangramento vaginal aumentado?
Um dos principais e mais preocupante sintoma dos miomas é o sangramento vaginal aumentado.​
​
O mioma é uma doença anatômica que deforma o útero, causando o aumento do seu tamanho. O volume normal do útero é de 90 ml, porém, algumas pacientes podem ter um crescimento tão grande, chegando a medidas semelhantes a uma gestante.
​
Nem todo mioma provoca sangramento aumentado, essa relação é dependente do número, do tamanho e principalmente da sua localização.
​
Miomas múltiplos podem causar hemorragia mais frequente do que um mioma único. Situação fácil de se entender, pois quanto maior o número, maior a chance de deformar o útero e a sua cavidade.
Em relação à localização, miomas submucosos são os mais preocupantes, pois estão localizados dentro do útero e deformam a sua cavidade interior. Diferente dos outros miomas, subserosos (pra fora) e dos intramurais (entre as fibras uterinas).
​
Do mesmo modo, miomas grandes causam mais sangramento do que os pequenos, pois podem atingir toda a extensão das 3 camadas uterinas citadas (mioma transmural).
​
Como explanado acima, o sangramento vaginal aumentado está relacionado principalmente com a alteração anatômica que o mioma provoca. Quanto maior o útero, maior o risco de sangramento. Quanto mais interno, próximo da cavidade, maior o risco também.
​
Portanto, para uma conduta correta, procure sempre um ginecologista com experiência no tratamento de miomas.
​
​
​
​
​
​