top of page

Por que o mioma
causa sangramento vaginal aumentado?

48232920-0706-4DDB-BC03-C06A05BF929F.png

Um dos principais e mais preocupante sintoma dos miomas é o sangramento vaginal aumentado.

O mioma é uma doença anatômica que deforma o útero, causando o aumento do seu tamanho. O volume normal do útero é de 90 ml, porém, algumas pacientes podem ter um crescimento tão grande, chegando a medidas semelhantes a uma gestante.

Nem todo mioma provoca sangramento aumentado, essa relação é dependente do número, do tamanho e principalmente da sua localização.

Miomas múltiplos podem causar hemorragia mais frequente do que um mioma único. Situação fácil de se entender, pois quanto maior o número, maior a chance de deformar o útero e a sua cavidade.

 

Em relação à localização, miomas submucosos são os mais preocupantes, pois estão localizados dentro do útero e deformam a sua cavidade interior. Diferente dos outros miomas, subserosos (pra fora) e dos intramurais (entre as fibras uterinas).

Do mesmo modo, miomas grandes causam mais sangramento do que os pequenos, pois podem atingir toda a extensão das 3 camadas uterinas citadas (mioma transmural).

Como explanado acima, o sangramento vaginal aumentado está relacionado principalmente com a alteração anatômica que o mioma provoca. Quanto maior o útero, maior o risco de sangramento. Quanto mais interno, próximo da cavidade, maior o risco também.

Portanto, para uma conduta correta, procure sempre um ginecologista com experiência no tratamento de miomas.

bottom of page