CISTO DE OVÁRIO ROTO

O rompimento de um cisto do ovário geralmente causa dor intensa e súbita para a paciente. Muitas vezes, a dor é tão forte que pode vir acompanhada de náuseas e vômitos e pode ocorrer sangramento pra dentro do abdome.

O diagnóstico do rompimento de um cisto de ovário é realizado pela conversa com o médico, exame físico ginecológico e o ultrassom transvaginal com observação de sangue na cavidade abdominal.

O quadro clínico pode se assemelhar ao da apendicite ou da MIPA (doença inflamatória pélvica) que cursa com inflamação das trompas, porém sem apresentar sinais de infecção como a febre.
Normalmente, cistos maiores do que 6 cm tem maior chance de rompimento, porém mesmo os menores podem se romper.
De modo geral, quando a paciente apresenta um cisto de ovário roto, indicamos repouso e analgesia para a melhora da dor. Alguns casos necessitam de internação para a estabilização do quadro e em poucos casos a cirurgia pode ser indicada. Quando a cirurgia se faz necessária, damos preferência para a vídeo laparoscopia por sem menos invasiva e com melhor recuperação.

Equipe médica

• Grey Twitter Icon