Por que retirar o útero
se ainda quero engravidar?
Toda cirurgia, ginecológica ou não, tem a sua dificuldade. Muitas vezes, os exames mostram um grau de acometimento, mas no intra operatório nos deparamos com outro um pouco pior.
Por que alguns ginecologistas indicam a retirada do útero em mulheres com miomas e que ainda querem engravidar?
Seria uma espécie de contrassenso, não é mesmo?
Para responder essa pergunta, precisamos colocar algumas explicações. O útero é um órgão muito vascularizado, ou seja, com um fluxo de sangue intenso. Os miomas estão dentro do útero e quando os retiramos, precisamos fazer incisões por todo o órgão, aumentando o risco de sangramento. É muito mais trabalhoso retirar os miomas (miomectomia) do que uma cirurgia de retirada do útero (histerectomia).
Uma outra justificativa é que, apesar da miomectomia ser uma cirurgia tecnicamente mais difícil e mais demorada, os planos de saúde pagam ao cirurgião bem menos do que a histerectomia.
É muito comum uma verdadeira peregrinação de pacientes por vários consultórios de ginecologistas que indicaram a retirada do útero mesmo com desejo de uma gestação futura. Pacientes passam por 8 - 9 ginecologistas, até encontrar um que defenda a preservação do seu útero e da sua fertilidade.
Você tem miomas e querem retirar o seu útero? Procure uma segunda opinião.
Até que se prove o contrário, todas as pacientes com miomas podem ter o seus úteros preservados.