top of page

o que não comer
para pacientes com miomas

5A0ABC07-E549-476F-87E5-11AA7B3EAE1C.png

A alimentação tem ganhado importância no tratamento e prevenção de diversas doenças, tanto pela nossa medicina convencional, como também na visão da medicina chinesa. O que comemos ou deixamos de comer pode influenciar na melhora ou na piora de sintomas de algumas doenças.​

​

Exemplo, na medicina chinesa, o mioma é visto como uma estagnação de sangue e/ou energia, associado com um acúmulo de umidade que gera massas na pelve. O principal órgão responsável pela metabolização dos líquidos na medicina chinesa é o baço pâncreas e ele sofre muito com uma alimentação inadequada. Explico, alimentos como açúcar refinado e doces, farinha de trigo branca e leite com seus derivados de origem animal pioram a função deste órgão e poderiam piorar sintomas relacionados aos miomas. 

 

Se analisarmos pela nossa medicina convencional, esses alimentos têm características inflamatórias e também não são recomendados. Estudos mostram que alimentos com índice glicêmico mais alto podem colaborar para o crescimento dos miomas. Recomenda-se diminuir os alimentos inflamatórios e aumentar as fontes de antioxidantes.

 

Além disso, também o excesso de carne vermelha, por ser também inflamatória, pode piorar os sintomas. Estudos mostram que mulheres que comem mais carne vermelha tem maior risco de desenvolver miomas quando comparadas às pacientes que comem mais peixes, verduras e frutas. Aquelas que comem 2 ou mais frutas por dia, apresentam menor chance de desenvolver miomas.

​

Além disso, acrescento também um cuidado adicional com o consumo de processados, industrializados e embutidos.

​

Portanto, como ainda não sabemos o seu exato mecanismo causador e como existem estudos mostrando uma melhora dos sintomas e da evolução dos miomas com uma correta alimentação, toda mulher com esse diagnóstico deve fazer uma avaliação detalhada com uma nutricionista. 

​

​​

​

​

​

​

​

bottom of page