Quanto tempo depois
da cirurgia, posso engravidar?

8E654EE2-E424-42AB-8BD8-3E777FEBE3BE.png

Grande parte das pacientes com miomas e que realizam a cirurgia de miomectomia, ou seja, retirada de miomas e preservação do útero, desejam engravidar.​

Sabemos também que, com o avançar da idade, existe um maior risco de recidiva dos miomas e a reserva ovariana pode diminuir, gerando uma maior dificuldade para ser mãe. Por outro lado, a maior preocupação numa gestação pós miomectomia é a rotura uterina, quando a gestante tem uma abertura forçada da cicatriz do útero, causando óbito fetal e hemorragia abdominal na mãe.

Portanto, muitas pacientes submetidas à retirada de miomas desejam saber em quanto tempo depois de uma cirurgia, podem começar as tentativas.

A resposta depende do tipo de cirurgia realizada e da quantidade de miomas retirados. Explico, cirurgias com mioma único ou poucos miomas, quando o cirurgião faz menos incisões no útero, a paciente pode engravidar entre 3 a 4 meses após a cirurgia. Já naqueles casos com múltiplos miomas ou nas laparotomias (corte de cesárea), normalmente indica-se uma espera de 4 a 6 meses.

É muito importante saber equilibrar esse intervalo entre a cirurgia e a tentativa de uma gestação para que a paciente não perca tempo, não diminua a sua reserva ovariana e não aumente o seu risco de recidiva dos miomas, porém que engravide com segurança, sem risco de ter uma rotura uterina.

Então, para definir exatamente qual o tempo para engravidar após a cirurgia de retirada de miomas, cada paciente deve conversar com o seu cirurgião ginecológico.