HISTEROSCOPIA

A histeroscopia consiste na inspeção direta da cavidade uterina por meio de uma câmera. Auxilia no diagnóstico e no tratamento de diversas doenças localizadas na parte interna do útero. A Histeroscopia pode ser realizada sob a forma diagnóstica ou cirúrgica.

​As principais indicações para a histeroscopia são:

infertilidade, abortos recorrentes, sangramento uterino anormal, pólipo uterino, miomas submucosos, aderências (sinéquias uterinas), espessamento do endométrio e suspeita de câncer endometrial.

A histeroscopia diagnóstica, como o próprio nome diz, serve como ferramenta de diagnóstico para doenças do útero. É realizada em ambiente ambulatorial, não necessitando de anestesia.

O mioma uterino é o tumor benigno mais freqüente, atingindo cerca de 20 a 30% das mulheres em idade reprodutiva. A causa é desconhecida, porém observa-se uma certa predisposição familiar.

Considera-se um DIU como perdido quando ele está dentro da cavidade uterina, porém não é possível a sua retirada de forma fácil.

O espessamento do endométrio tem várias causas e sempre deve ser investigado

Please reload

O pólipo endometrial é uma hiperplasia focal (espessamento) do endométrio. Sua incidência varia de 9 a 23%, sendo mais freqüente após os 40 anos de idade.

A sinéquia uterina é um tipo de aderência intra útero e a sua incidência é de 1,5%. Qualquer agressão ao endométrio (camada interna do útero) pode provocar a formação da sinéquia.

A hemorragia uterina, também conhecida como menorragia, tem diversas causas e pode causar muitos problemas para as mulheres.

O​ cancer de endométrio é responsável por até 6% de todos os tumores malignos da mulher

Please reload