top of page
MIOMA SUBMUCOSO

O mioma uterino é o tumor benigno mais freqüente, atingindo cerca de 20 a 30% das mulheres em idade reprodutiva. A causa é desconhecida, porém observa-se uma certa predisposição familiar. Em geral podem ser assintomáticos, mas quando apresentam sintomas, os mais freqüentes são o sangramento vaginal anormal, sensação de peso no baixo ventre e aumento do volume abdominal.

O mioma submucoso (dentro do útero), é o tipo de mioma tratável pela histeroscopia. As principais indicações da histeroscopia para a miomectomia são o sangramento uterino anormal e a infertilidade.

Se o mioma submucoso for muito grande, pode-se programar a cirurgia após a administração de algumas doses do análogo de GnRh (Zoladex), que é uma medicação que colabora na diminuição do tumor.

A histeroscopia realizada é a cirúrgica e pode ser realizada da forma tradicional ou com o uso de um aparelho chamado de Versapoint, que possibilita uma maior precisão cirúrgica e o uso de soro fisiológico ao invés de manitol como meio de distensão.

bottom of page