PRÉ NATAL - OBSTETRÍCIA
O acompanhamento médico da gravidez, do seu início até o parto é chamado de pré natal. É neste período que a mulher grávida pode esclarecer todas as dúvidas que possam surgir durante a sua gestação e sobre os tipos de parto disponíveis.
A mulher grávida realiza vários exames durante a rotina do pré natal, desde exames de sorologias (hepatite b e c, hiv, sífilis, toxoplasmose, rubéola e citomegalovírus), pesquisa de diabetes com glicemia de jejum e curva glicêmica, exames de urina e fezes, além dos ultrassons obstétricos e a ecocardiografia fetal.
As consultas são mensais até 32 semanas, quinzenais entre 32 a 36 semanas e após isso, semanais até a hora do parto.
O tipo de parto (normal ou cesárea) depende de diversos fatores que podem ocorrer durante o pré natal, desde a hipertensão arterial (pré eclâmpsia), diabetes gestacional, presença de cicatriz uterina anterior por miomectomia ou cesárea anterior e do próprio desejo da paciente.
O trabalho de parto prematuro é definido como o início das contrações antes da 37 semana de gravidez. Diversos fatores podem predispor a essa alteração e o sucesso do tratamento depende do diagnóstico precoce.
O aborto é definido como a interrupção espontânea ou induzida da gravidez antes do bebê conseguir sobreviver fora do útero. Pela OMS, o aborto é definido como a interrupção da gestação abaixo de 20 semanas e com o feto pesando menos de 500g.
A gravidez após o procedimento de Fertilização in vitro está cada vez mais frenquente devido ao maior desenvolvimento das técnicas de reprodução assistida
Pré eclâmpsia
A pré eclâmpsia é definida como o aumento da pressão na gravidez após a 20a semana.
A hiperemese gravídica é caracterizada pela presença de náuseas e vômitos na gestação e podem afetar cerca de 50 a 90% de todas as mulheres.
A rotura prematura das membranas ovulares pode ocorrer em qualquer fase da gestação e consiste na perda de líquido amniótico antes do início das contrações de parto.
Existem 2 exames de ultrassom morfológicos na gestação, um entre a 11a e 14a sem e outro da 20a a 24sem.
A gravidez de gêmeos normalmente traz muitas alegrias aos pais e aos familiares quando recebem a notícia, porém cuidados devem ser tomados no pré natal
A incompetência cervical é a incapacidade do colo do útero permanecer fechado até o final da gestação