Mioma
existe tratamento com remédios?

10321730-ED3F-43C0-8FA5-67CE88A2543F.png

Os miomas podem ser tratados de forma clínica com medicações orais ou injeções? A resposta é depende. Explico a seguir.

Algumas medicações podem ser usadas para o tratamento dos SINTOMAS dos miomas, porém não são permanentes ou não CURAM, persistindo as lesões após a suspensão do seu uso. O tratamento definitivo sempre é a CIRURGIA.

Uma medicação frequentemente utilizada é o anticoncepcional, com estrogênio e progesterona ou somente com progesterona. São medicações hormonais que diminuem o sangramento vaginal, porém não tem ação no crescimento dos miomas, ou seja, mesmo com o seu uso, eles continuarão lá. O anticoncepcional causa uma diminuição da espessura do endométrio, camada que reveste internamente o útero, colaborando na diminuição do sangramento.

Outra medicação hormonal que pode ser utilizada é o análogo de GnRh, uma medicação injetável, hormonal e que bloqueia a produção de estrogênio, alimento para os miomas. A marca mais conhecida é o Zoladex (acetato de gosserelina). Os miomas sofrem uma diminuição de tamanho e melhora dos seus sintomas. Pode ser usado num preparo pré cirúrgico visando diminuir o tamanho prévio do mioma para facilitar a sua posterior retirada, ou em mulheres com anemia para que possamos corrigí-la antes da cirurgia. O análogo de GnRh causa uma menopausa química temporária, então, as pacientes apresentam sintomas de fogachos, secura vaginal e diminuição da massa óssea. Por isso, não se recomenda o seu uso contínuo e portanto, não serve como tratamento definitivo do mioma. O problema é que, uma vez suspenso, o mioma volta a crescer.

O ácido tranexâmico, cuja marca mais conhecida é o transamin, é uma medicação não hormonal e que ajuda na coagulação do sangue. Geralmente, é utilizada em casos de sangramento vaginal aumentado. Pode ser utilizada via oral ou endovenosa, mas normalmente é utilizada somente nos períodos de maior sangramento.

Os anti inflamatórios não hormonais, como ibuprofeno, piroxican, cetoprofeno, cetocorolaco, naproxeno, entre outros, são medicações que ajudam no controle dos sintomas. Como diminuem a inflamação, melhoram as dores pélvicas e por causarem vasoconstrição, também ajudam a diminuir o sangramento vaginal.

Por último, suplementos de ferro, tanto via oral como endovenosos, podem ajudar na correção da anemia (hemoglobina menor do que 12), muito frequente em mulheres com miomas por causa do sangramento aumentado.

Como podemos ver, o tratamento clínico dos miomas visa somente a melhora dos sintomas ou a postergação de uma cirurgia. Atualmente, não possuimos um remédio que possa substituir o tratamento cirúrgico.