top of page

miomas grandes 
o útero deve ser sempre retirado? 

9638FCCA-9B44-4459-B4BB-85DC0A06F8FE.png

Pergunta extremamente frequente no dia a dia do consultório do ginecologista.

Como o mioma, muitas vezes, é uma doença silenciosa, algumas pacientes terão o seu diagnóstico apenas quando ele já está de tamanho muito avançado.

Em alguns casos, encontramos miomas com até 2.000 a 3.000 cc de volume, sendo um útero normal de até 90cc.

Nestes casos, os miomas costumam comprimir os órgãos adjacentes causando maior vontade de urinar, obstipação intestinal e aumento do volume abdominal, como se fosse uma gravidez.

Não há dúvida da necesidade de cirurgia, porém mesmo casos de miomas grandes podem ser operados com a preservação do útero. Até que se prove o contrário, todos os miomas podem ser retirados e todos os úteros podem ser preservados.

 

Miomas grandes requerem maior habilidade do cirurgião e uma programação cirúrgica mais detalhada, com exames de imagem em bons laboratórios. 

 

A via de cirurgia pode ser pelo corte de cesárea convencional (dificilmente fazemos aquele corte "de pé") ou até mesmo por video laparoscopia com morcelador (moer o mioma)

Procure sempre um ginecologista para uma avaliação precisa e para um melhor tratamento. E lembre-se, até mesmo os maiores miomas pode ser operados com a preservação do útero.

bottom of page