top of page

mioma e infertilidade
quando operar?

3F3B890F-C1CE-40A1-B814-4C4EB5ABD6D9.png

Apesar de muito frequente (cerca de 80% d​as mulheres tem ou terão o diagnóstico de mioma), ele é responsåvel apenas por 4% dos casos de infertilidade como causa isolada, ou seja, na investigação do casal com dificuldade de engravidar, provavelmente encontraremos o mioma, porém não é a causa ou fator isolado de infertilidade.

O seu potencial para gerar infertilidade depende basicamente da sua localização e do seu tamanho. 

Lembro que classificamos os miomas em submucosos (dentro da cavidade uterina), intramurais (no meio das fibras do útero) e subserosos (pra fora do útero).

 

Todos os miomas submucosos devem ser retirados pois, como deformam a cavidade uterina, podem dificultar a implantacão do embrião ou predispor a uma maior chance de abortamento.

Já os miomas intramurais e subserosos devem ser operados apenas quando atingem um tamanho grande, com 4 a 5 cm, pois podem também distorcer a cavidade do útero ou comprimir alguns órgãos adjacentes. 

Outra indicação de cirurgia em pacientes com miomas e com dificuldade para engravidar ​é aquele caso onde a mulher tem vários pequenos miomas, que em conjunto podem aumentar muito o tamanho do útero e o sangramento menstrual.

Eu costumo dizer que fazer uma boa cirurgia começa na investigação da paciente. Os melhores exames para definir a necessidade de operar e qual a cirurgia mais adequada são a ultrassonografia transvaginal e a ressonância magnética de pelve.

Uma vez indicada a cirurgia, devemos discutir com a paciente sobre a retirada apenas dos miomas e preservação do útero (miomectomia) ou a remocão do útero todo com os miomas (histerectomia), além de escolher a melhor via de acesso, seja por laparoscopia ou corte de cesárea convencional.

Lembro que, como fazemos incisões no útero, gerando cicatrizes locais, as tentativas de engravidar só podem ser retomadas, de modo geral, a partir de 3 a 6 meses depois da cirurgia.

Cada caso deve ser avaliado de forma individual. Recebeu o diagnóstico de mioma e está tentando engravidar? Procure um ginecologista especializado.

bottom of page