mioma e infertilidade
quando operar?
Apesar de muito frequente (cerca de 80% d​as mulheres tem ou terão o diagnóstico de mioma), ele é responsåvel apenas por 4% dos casos de infertilidade como causa isolada, ou seja, na investigação do casal com dificuldade de engravidar, provavelmente encontraremos o mioma, porém não é a causa ou fator isolado de infertilidade.
​
O seu potencial para gerar infertilidade depende basicamente da sua localização e do seu tamanho. ​
​
Lembro que classificamos os miomas em submucosos (dentro da cavidade uterina), intramurais (no meio das fibras do útero) e subserosos (pra fora do útero).
Todos os miomas submucosos devem ser retirados pois, como deformam a cavidade uterina, podem dificultar a implantacão do embrião ou predispor a uma maior chance de abortamento.​
​
Já os miomas intramurais e subserosos devem ser operados apenas quando atingem um tamanho grande, com 4 a 5 cm, pois podem também distorcer a cavidade do útero ou comprimir alguns órgãos adjacentes.
​
Outra indicação de cirurgia em pacientes com miomas e com dificuldade para engravidar ​é aquele caso onde a mulher tem vários pequenos miomas, que em conjunto podem aumentar muito o tamanho do útero e o sangramento menstrual.
​
Eu costumo dizer que fazer uma boa cirurgia começa na investigação da paciente. Os melhores exames para definir a necessidade de operar e qual a cirurgia mais adequada são a ultrassonografia transvaginal e a ressonância magnética de pelve.​
​
Uma vez indicada a cirurgia, devemos discutir com a paciente sobre a retirada apenas dos miomas e preservação do útero (miomectomia) ou a remocão do útero todo com os miomas (histerectomia), além de escolher a melhor via de acesso, seja por laparoscopia ou corte de cesárea convencional.​
​
Lembro que, como fazemos incisões no útero, gerando cicatrizes locais, as tentativas de engravidar só podem ser retomadas, de modo geral, a partir de 3 a 6 meses depois da cirurgia.
​
Cada caso deve ser avaliado de forma individual. Recebeu o diagnóstico de mioma e está tentando engravidar? Procure um ginecologista especializado.
​
​
​
​
​
​
​
​
​