Quais exames
devo fazer antes de operar?
Para o sucesso de uma cirurgia, a programação pré é essencial. Os exames pré operatórios são fundamentais para a segurança da paciente e da equipe médica.
Como os miomas são frequentes na faixa etária dos 20 aos 40 anos, a grande maioria das pacientes não possui nenhuma comorbidade associada, ou seja, a presença de doenças como diabetes e hipertensão é rara.
Mesmo assim, recomendamos a realização de alguns exames gerais, como o eletrocardiograma para investigação cardiológica, o raio X de tórax para visualização do pulmão e outros exames de sangue, principalmente o hemograma e o coagulograma.
Na miomectomia, o sangramento costuma ser maior do que na histerectomia, portanto precisamos verificar o nível de hemoglobina, afastando a possibilidade de anemia, e uma possível necessidade de suplementação de ferro antes da cirurgia.
Para aquelas pacientes com doenças associadas, recomendamos uma avaliação com um especialista, por exemplo, uma paciente com hipertensão deve passar com um cardiologista e ajustar as medicações anti hipertensivas, outra com diabetes deve ser avaliada por um endocrinologista para o manejo dos hipoglicemiantes orais.
Algumas medicações de uso contínuo devem ser suspensas alguns dias antes da cirurgia pois podem aumentar o risco de sangramento. Se estiver usando algum remédio, mesmo que fitoterápico, avise o seu ginecologista.
Desta maneira, com todos os cuidados, conseguimos ter maior chance de sucesso nas cirurgias de miomas.