top of page
INCOMPETÊNCIA CERVICAL
A incompetência cervical é a incapacidade do colo uterino de se manter fechado até o final da gravidez, que pode ser causado por alterações próprias do colo ou adquiridas.
A incidência da incompetência cervical é de 0,1 a 1,8% de todas as gestações e é responsávell por até 25% dos abortos em idade gestacional mais avançada.
Das causas adquiridas, ocorre mais frequentemente por dilatações do colo nos procedimentos de curetagem uterina e nas ressecções de parte do colo em mulheres com HPV.
Já nas alterações próprias do colo do útero, destacam-se malformações em geral, alterações do colágeno e presença de miomas ou outros tumores próximos ao colo.
O diagnóstico é feito de acordo com a história de perdas fetais de repetição no segundo trimestre (12 a 20 semanas) ou partos prematuros extremos (21 a 32 semanas). Além do diagnóstico clínico, podemos fazer o diagnóstico pelo exame de ultrassom, medindo o comprimento do colo. Quando o comprimento for menor do que 25mm, ou a presença de dedo de luva (invaginação da bolsa no orifício interno do útero, temos o diagnóstico de incompetência cervical.
O tratamento é realizado pela cirurgia de circlagem, preferencialmente entre a 12 e a 16 semana de gestação. Além do uso de uma progesterona natural e repouso relativo.
bottom of page