PRÉ NATAL

O​ pré natal é o acompanhamento da mulher do início ao final da gestação, quando o médico obstetra consegue identificar os riscos e fazer o tratamento de qualquer complicação para a mãe e o bebê.

De acordo com a OMS, em 2002, um número mínimo de consultas de pré natal seria 4. Porém, temos consciência de que, quanto maior o número de consultas, melhor o acompanhamento e mais rápido o diagnóstico de possíveis alterações.

Indicamos consultas mensais até 32 semanas, a cada 2 semanas entre 32 e 36 semanas e depois semanais de 36 semanas até o parto. Não existe alta do pré natal!!!
Na primeira consulta, o médico obstetra pede vários exames de rotina de sangue, urina, fezes e o primeiro ultrassom. Existem 2 exames de ultrassom morfológicos durante a gestação, o primeiro de 11 a 14 semanas e o segundo de 20 a 24 semanas.

Em cada consulta é avaliado o peso e a pressão arterial da gestante, além da medida da barriga e auscuta do batimento cardíaco fetal, que pode ser realizado pelo sonar ou pelo aparelho de ultrassonografia.

De modo geral, as únicas vacinas preconizadas durante a gestação são a vacina de gripe, tétano (dtPA) e hepatite B. 

Procure o seu ginecologista para esclarecer qualquer dúvida e faça um bom pré natal.