HEMORRAGIA UTERINA

A​ menorragia ou hemorragia uterina tem várias causas, desde alterações anatômicas como o mioma ou o pólipo endometrial, até alterações hormonais. Antes de realizar qualquer tratamento, o mais importante é tentar estabelecer a causa do sangramento anormal.

O tratamento da menorragia pode ser clínico com o uso de medicações que diminuem o sangramento ou cirúrgico. Dentre as principais medicações utilizadas podemos citar os anti inflamatórios não hormonais, o ácido tranexâmico e os métodos hormonais com estrogênio e progesterona.



Dentre as opções de cirurgia, a mais conhecida é a histerectomia (retirada do útero) que pode ser realizada por via laparoscópica ou pela técnica convencional de corte pela cesárea.



Algumas pacientes preferem um tratamento mais conservador, podendo então preservar o útero. Nesses casos, optamos pela histeroscopia para a ablação endometrial. A cirurgia consiste na introdução do aparelho de histeroscopia sob visualização direta e ressecção de todo o endométrio (camada amarela da figura).

Uma outra maneira de se realizar a ablação endometrial é pela introdução de um balão com líquido aquecido que "queima" o endométrio. A técnica de tratamento é realizada por histeroscopia, em centro cirúrgico e chama-se Thermachoice.

Equipe

Decio Teshima

Clarissa Omori

Leticia Teshima

Ana Paula Huang

Munique Monteiro

Fernanda Criscuolo

Gabriela Halpern

Iris de Oliveira Silva

Tratamentos

Vídeo Laparoscopia

Histeroscopia

Pré Natal

Anticoncepcionais

Pediatria

Reumatologia Pediátrica

Endocrinologia Pediátrica

Acupuntura

Nutrologia

Nutrição

Facilitação da amamentação

Localização

Endereço

Rua Mato Grosso 306 cj 910 e 911

Higienópolis, São Paulo - SP

05021-000

Tel (11) 2613-7730 - 2307-0412

Whatsapp (11) 94715-4335

Horário de atendimento

Segunda a sexta 7:00 - 20:00

Sábado                 7:00 - 12:00        

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2013 por Teshima. Todos os direitos reservados. Autorizado a publicação parcial do site desde que contenha a citação.