IMPLANON - IMPLANTE ETONOGESTREL

O implanon é um anticoncepcional hormonal no formato de um bastonete de 4cm de comprimento por 2mm de diâmetro. Contém um hormônio chamado de etonogestrel (tipo de progesterona) que causa a inibição da ovulação, aumento da viscosidade do muco vaginal e diminuição da espessura do endométrio (camada que fica dentro do útero), agindo assim como um excelente anticoncepcional.

O implanon possui os seguintes benefícios: duração de 3 anos sem necessidade de retirada, evita o esquecimento da tomada diária da pílula, pode ser utilizado durante a amamentação, pode ser utilizado no tratamento da dismenorréia (dores durante a menstruação) e da TPM, assim como da endometriose, é um método muito eficaz e não interfere nas relações sexuais.

​Por possuir apenas a progesterona na sua composição, o implanon pode ser utilizado em varias mulheres que possuem contra-indicação ao uso dos métodos com estrogênios.


     Os principais efeitos colaterais do seu uso são: amenorréia (ausência da menstruação) pode ocorrer em ate 50% das usuárias. Outros efeitos como acne, dor nas mamas, cefaléia, aumento de peso, dor abdominal, diminuição da libido, tonturas, dor no local da injeção, labilidade emocional e náuseas podem também ocorrer, mas com menor freqüência.

     O implanon pode ser utilizado por até 3 anos e é inserido próximo ao músculo bíceps do braço apenas com uma anestesia local. Ao ser colocado, é praticamente indolor e imperceptível.     Procure o seu ginecologista para maiores informações sobre o implanon.