LAQUEADURA TUBÁRIA

A Laqueadura Tubárea é a popular "ligadura das trompas" e pode ser realizada por diversas maneiras:
- laparotomia (corte tipo mini cesárea)
- laparoscopia (furinhos na barriga)
- via vaginal

O procedimento por video laparoscopia é considerado o de escolha pois é uma cirurgia simples e com rápida recuperação pós operatória. O período de afastamento de suas atividades é de 14 dias. 

 

A cirurgia é realizada por 3 incisões abdominais menores que 1 cm de diâmetro e a paciente pode receber alta no mesmo dia da cirurgia.

Ela pode ser realizada com grampos, anéis, eletrocoagulação (cauterização), corte (salpingectomia parcial) ou pontos. Na prática, realizamos a salpingectomia total (retirada de toda a trompa) com auxilio de uma pinça coaguladora. 

A eficácia da laqueadura é de 99,9% e pode ser realizada logo após o parto, durante a cesárea ou em uma situação eletiva (agendada).

Critérios para a sua realização: Em mulheres com capacidade civil plena e maiores de vinte e cinco anos de idade ou, pelo menos, com dois filhos vivos, desde que observado o prazo mínimo de sessenta dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico. Período este no qual será propiciado à pessoa interessada no procedimento o acesso ao serviço de regulação da fecundidade, incluindo aconselhamento por equipe multidisciplinar, visando desencorajar a esterilização precoce.