DIU HORMONAL MIRENA

O Mirena, é um DIU (dispositivo intra uterino) medicado com um hormônio chamado de levonorgestrel (tipo de progesterona), que é liberado gradativamente e possui ação local e sistêmica. Tem forma de T, medindo 32mm de comprimento e é inserido dentro do útero através do exame ginecológico com o espéculo vaginal.

O mecanismo de ação do Mirena se dá através do aumento da viscosidade do muco vaginal, diminuição da espessura do endométrio, inibição da ovulação, reação de corpo estranho dentro do útero e diminuição da motilidade espermática. Os principais riscos do método envolvem a sua inserção. Apesar de raro, podem ocorrer perfuração uterina no ato da inserção, dor e desmaios ou mesmo a expulsão completa ou parcial do DIU após a sua colocação.

Os benefícios do Mirena são: não interfere nas relações sexuais, serve de tratamento para a endometriose e TPM, método de longa duração (5 anos), utilizado para o tratamento de sangramento vaginal aumentado ou miomas e também pode ser utilizado durante a amamentação.

Em relação ao DIU de cobre convencional, o Mirena apresenta menores taxas de sangramento vaginal irregular e de dores pélvicas, além de menor índice de infecção local e maior aderência ao método.

A taxa de gravidez é de 0 a 0,2%, ou seja, é um método muito seguro e semelhante às taxas de gravidez com a vasectomia ou a laqueadura das trompas. Comparado ao diu de cobre convencional que possui uma taxa de falha de 0,6%, o diu Mirena é considerado mais seguro.

 

 

Os principais efeitos colaterais do Mirena são:

 

  • spotting ou sangramento irregular até o segundo ou terceiro mês após a sua colocação

  • amenorréia: 20% das pacientes não menstruam em 1 ano e 50% em 5 anos

  • 14% podem apresentar aumento da sensibilidade da mama, acne, dor de cabeça, inchaço pelo corpo, etc

De modo geral, o Mirena é um método muito seguro e rapidamente reversível, ou seja, o retorno da fertilidade após a sua retirada é de 75,4% em um ano e 81% até 2 anos após. 

Desde 11 de maio de 2009, a inserção do DIU MIRENA deve ser coberta pelo seu plano de saúde de acordo com a Lei 11.935. Até mesmo o DIU deve ser fornecido pelo convênio médico. Para mais informações de como conseguir o reembolso para a inserção do dispositivo intra uterino, favor entrar em contato conosco.

Equipe

Decio Teshima

Clarissa Omori

Leticia Teshima

Ana Paula Huang

Munique Monteiro

Fernanda Criscuolo

Gabriela Halpern

Iris de Oliveira Silva

Tratamentos

Vídeo Laparoscopia

Histeroscopia

Pré Natal

Anticoncepcionais

Pediatria

Reumatologia Pediátrica

Endocrinologia Pediátrica

Acupuntura

Nutrologia

Nutrição

Facilitação da amamentação

Localização

Endereço

Rua Mato Grosso 306 cj 910 e 911

Higienópolis, São Paulo - SP

05021-000

Tel (11) 2613-7730 - 2307-0412

Whatsapp (11) 94715-4335

Horário de atendimento

Segunda a sexta 7:00 - 20:00

Sábado                 7:00 - 12:00        

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2013 por Teshima. Todos os direitos reservados. Autorizado a publicação parcial do site desde que contenha a citação.