DIU HORMONAL MIRENA

O Mirena, é um DIU (dispositivo intra uterino) medicado com um hormônio chamado de levonorgestrel (tipo de progesterona), que é liberado gradativamente e possui ação local e sistêmica. Tem forma de T, medindo 32mm de comprimento e é inserido dentro do útero através do exame ginecológico com o espéculo vaginal.

O mecanismo de ação do Mirena se dá através do aumento da viscosidade do muco vaginal, diminuição da espessura do endométrio, inibição da ovulação, reação de corpo estranho dentro do útero e diminuição da motilidade espermática. Os principais riscos do método envolvem a sua inserção. Apesar de raro, podem ocorrer perfuração uterina no ato da inserção, dor e desmaios ou mesmo a expulsão completa ou parcial do DIU após a sua colocação.

Os benefícios do Mirena são: não interfere nas relações sexuais, serve de tratamento para a endometriose e TPM, método de longa duração (5 anos), utilizado para o tratamento de sangramento vaginal aumentado ou miomas e também pode ser utilizado durante a amamentação.

Em relação ao DIU de cobre convencional, o Mirena apresenta menores taxas de sangramento vaginal irregular e de dores pélvicas, além de menor índice de infecção local e maior aderência ao método.

A taxa de gravidez é de 0 a 0,2%, ou seja, é um método muito seguro e semelhante às taxas de gravidez com a vasectomia ou a laqueadura das trompas. Comparado ao diu de cobre convencional que possui uma taxa de falha de 0,6%, o diu Mirena é considerado mais seguro.

 

 

Os principais efeitos colaterais do Mirena são:

 

  • spotting ou sangramento irregular até o segundo ou terceiro mês após a sua colocação

  • amenorréia: 20% das pacientes não menstruam em 1 ano e 50% em 5 anos

  • 14% podem apresentar aumento da sensibilidade da mama, acne, dor de cabeça, inchaço pelo corpo, etc

De modo geral, o Mirena é um método muito seguro e rapidamente reversível, ou seja, o retorno da fertilidade após a sua retirada é de 75,4% em um ano e 81% até 2 anos após. 

Desde 11 de maio de 2009, a inserção do DIU MIRENA deve ser coberta pelo seu plano de saúde de acordo com a Lei 11.935. Até mesmo o DIU deve ser fornecido pelo convênio médico. Para mais informações de como conseguir o reembolso para a inserção do dispositivo intra uterino, favor entrar em contato conosco.

© 2013 por Teshima. Todos os direitos reservados. Autorizado a publicação parcial do site desde que contenha a citação. 

Equipe médica

Segunda a sexta 7:00 - 20:00

Sábado                 7:00 - 12:00        

Endereço

Rua Mato Grosso 306 cj 910 e 911

Higienópolis, São Paulo - SP

05021-000

Tel (11) 2613-7730 - 2307-0412

Whatsapp (11) 94715-4335

Horário de atendimento

Localização

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon

Tratamentos

Vídeo Laparoscopia

Histeroscopia

Pré Natal

Anticoncepcionais

Pediatria

Reumatologia Pediátrica

Endocrinologia Pediátrica